Seguidores

Lps As 14 Mais (29Lps)


AS 14 MAIS - A HISTÓRICA SÉRIE DA CBS(Documentado por RStone)

Houve um tempo em que o sonho de consumo do brasileiro comum, amante da música romântica, pertencente às classes sociais menos abastadas, não era possuir um carrão do ano (nem o carrinho velhinho), mas poder comprar um LP da série As 14 Mais, da antiga gravadora CBS.
Esta importante coleção de 14 sucessos de artistas diferentes reunidos num só LP começou a ser lançada em 1960, pela gravadora Columbia, que a partir de 1962 mudaria a razão social para CBS.
A série “As 14 Mais”, começou em ritmo de bolero, cha cha cha e um pouquinho de samba, além do nascente rock'n'roll. Já no primeiro volume, encontramos Sérgio Murilo com a versão de Fred Jorge para Estúpido Cupido, sucesso do cantor Neil Sedaka de dois anos atrás.
E há “Bob-A-Lena” do roqueiro norte-americano Ronnie Self, que emplacou esta música no Brasil graças a sua edição neste primeiro volume das 14 Mais. A Columbia chegou ao Brasil em 27 de março de 1953. No início, sem um cast de artistas nacionais, os grandes nomes do seu elenco era estrangeiro, Frank Sinatra, Ray Connif, Trio Los Panchos, etc.
O primeiro artista brasileiro contratado pela Columbia foi a dupla Frontera e Índio, dupla instrumental de acordeon e cavaquinho.Algum tempo depois, vieram para a Columbia Ellen de Lima, Zezé Gonzaga, Rinaldo Calheiros.O cast nacional da gravadora foi aumentando aos poucos, e no final dos anos 50 já havia formado um dos maiores elencos da música romântica brasileira, incluindo aí, Silvio Caldas, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Lana Bittencourt, Dóris Monteiro, Tito Madi e Carlos Alberto, este último, um dos primeiros grandes ídolos da casa.
Quando em 1960, a gravadora começou a lançar a série “As 14 mais”, o seu elenco nacional ainda era pequeno, de forma que para completar as 14 canções do LP era preciso mesclar artistas nacionais com estrangeiros, por isso encontramos no primeiro volume, números de artistas internacionais como Ronnie Self e o maestro Bob Rose ao lado dos nacionais Sérgio Murillo, Cauby Peixoto e Alcides Geraardi entre outros.O sucesso da série foi tão grande que naquele mesmo ano de 1960, foram lançados dois LPs, os Vols. 1 e 2.
A invasão do rock como novo gênero de música para a juventude tomaria conta de todos os segmentos musicais do Brasil naquela virada dos anos 50 para os 60, e a famosa série da Columbia também acabaria entrando com tudo no novo ritmo, principalmente a partir da ascensão de Roberto Carlos e a turma do iê iê iê. Um dos fatores para a inclusão de artistas da música jovem na série foi a mudança pela qual passou a Columbia quando o antigo diretor artístico Roberto Côrte Real foi substituído por Evandro Ribeiro, em 1962. O "seu" Evandro - como era chamado pelos artustas da casa - dispensou vários cantores, incluindo aí Sérgio Murilo, abrindo assim o espaço para o jovem Roberto Carlos que estrearia na série a partir do Volume 5, abrindo o disco com "Louco Por Você", faixa do seu primeiro LP. Com a mudança no seu elenco, em pouco tempo a CBS se tornaria a gravadora de maior vendagem de discos no país.E assim prosseguiu a série por quatorze anos ininterruptos como um dos principais termômetros da música popular romântica, aglutinando nos seus vários suplementos, vários gêneros musicais, do bolero ao jazz, da Jovem Guarda à música cafona.
Vamos  à histórica coleção “As 14 Mais”, para conhecermos um pouco mais esta trajetória de grande sucesso em 29 volumes de puro sucesso.

Download via Torrent
Programa Para Baixar Via Torrent



 

Deixe Seu Recado

Você Pode Gostar